alimentação, saúde, processados, prescrita, comida

Alimentos ultraprocessados e os seus males

alimentação, saúde, processados, prescrita, comidaO que são alimentos ultraprocessados?

Alimentos ultraprocessados são produzidos pela indústria de alimentos e vendidos embalados. Está entre eles: biscoitos, refrigerantes, suco de caixinha, nuggets, chocolates, salgadinhos, pratos prontos entre outros. Eles são alimentícios, e não o alimento em sí, ou seja, ele é próprio para se alimentar porém não é em muitos casos o alimento descrito. Estes alimentos geralmente tem muita caloria e pouco nutriente real.

Quais male podem causar?

Pesquisadores de Sorbonne, aplicaram um questionário para identificar em que consistia a alimentação de alguns participantes, acompanhados por em média cinco anos.

Resultados mostraram que se a proporção de alimentos ultraprocessados na dieta aumentasse 10%, a quantidade de câncer detectada aumentaria 12%. Seguindo esse estudo, concluíram que se aumentar a proporção dos ultraprocessados em 10%, provocaria entras chances de câncer. Não podem afirmar que estes alimentos sozinhos sejam a causa da doença, já que outros fatores podem influenciar no aparecimento, neste estudo quem consumia mais ultraprocessados, tinha a propensão a ser menos ativo, ingerir mais caloria, fumar e usar contraceptivos orais, que são considerados fatores de risco.

O NHS, serviço de saúde pública britânico, realça que o problema dos ultraprocessados é a quantidade excessiva de sal, açúcar e gordura acrescentada, para aumentar seu sabor e estender a sua validade. Além disso, possuem cotantes, estabilizantes, conservantes, componentes que inflamam o organismo e levam o aparecimento de doenças, como colesterol, enxaqueca, problemas intestinais, hipertensão.

Alimentação

Carboidratos são necessários ao organismo, o açúcar refinado é um, porém podem ser encontrados em frutas (frutose), além de terem fibras, vitaminas e minerais, que são fundamentais ao corpo. Gordura também tem um papel fundamental, entretanto a fonte dela deve ser de qualidade, a gordura trans é prejudicial ao organismo. Pode-se encontrar gordura boa em frutas como abacate, castanhas e sementes.

Nossa alimentação deve ter 70 a 80% in natura, cereais comprados no mercado que passam por processamento nos ajudam, como é o caso de farinha, mandioca, arroz e feijão. O problema é que com o desenvolvimento industrial a grande saída de pessoas ao mercado de trabalho e praticidade, forçou uma mudança de hábitos alimentares, exigindo mais rapidez e praticidade. Formando uma enorme oferta de alimentos ultraprocessados, que podem facilitar a vida, mas por outro lado nos tornam propensos a doenças.

Fonte: BBC News

Leia também: Câncer do estômago 

Acesse nossa loja virtual

www.prescritamedicamentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *