Saúde íntima feminina e o ginecologista

menina sorrindo
www.prescrita.com.br

ginecologia é uma especialidade que trata da saúde feminina, principalmente a saúde intima sendo então a vagina, ovário, útero, e doenças relacionadas a estas áreas. Existem dois especialistas: o ginecologista e o ginecologista obstetra.

Toda a mulher precisa ter um acompanhamento deste profissional, para que possa entender melhor sobre o funcionamento e saúde de seu corpo. A procura no Brasil é tardia, aumentando os casos de doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino.

Nilo Bozzini – A proposta da consulta ao ginecologista deve ser feita já no início do desenvolvimento das mamas. As primeiras consultas têm por finalidade o estabelecimento da relação medico paciente. As pessoas contam ao ginecologista não só seus problemas físicos, mas aspectos particulares e íntimos de sua sexualidade e de seu comportamento. Por isso, é indispensável que o relacionamento médico/adolescente seja muito bom para que possam ser minimizados os incômodos próprios dessa fase da vida da mulher. Existem ginecologistas especialistas em Ginecologia da Infância e Adolescência preparados para atender pessoas nessa faixa de idade.”

O ginecologista obstetra, por sua vez, é o médico que cuida da mulher quando ela pretende ter um filho ou quando já está grávida. É importante ter a assistência desde o inicio para que a gestação ocorra de forma saudável.

Em casos de sangramento, inchaço, pressão alta é de extrema importância marcar uma consulta, estes são sinais de que algo está errado, como por exemplo a pré-eclâmpsia, esta doença é uma das principais causas de morte materna no Brasil.

Leia também: Principais Métodos contraceptivos

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/

 

Prescrita Medicamentos - Todos os Direitos Reservados.