exercício físico, asma, criança, natação, água, tratamento, prescrita

Exercício físico atrelado ao tratamento da asma

exercício físico, asma, criança, natação, água, tratamento, prescrita

Asma é uma doença crônica das vias aéreas, caracterizada por limitação do fluxo aéreo associado a sintomas respiratórios. O tratamento visa diminuir seus efeitos e controlar seus sintomas, amenizando o risco de exacerberação, deve ser iniciado imediatamente após a confirmação do diagnóstico.

Existem diversos tipos, pode ser causada por diversos fatores sendo alguns: cardíaco, catarral, alérgica e até mesmo induzida pelo esporte. É comum atletas terem dificuldade de respiração depois de um período longo de treinamento intenso.

O exercício físico é hoje recomendado como uma terapia não farmacológica, sendo parte fundamental do programa de reabilitação para os asmáticos. Atividades aeróbicas mostram, conforme Pubmed e SciELO (1950-2015), a melhora no condicionamento físico e a percepção da falta de ar, diminui também o broncoespasmo. Em 2007 surgiram estudos mostrando a redução dos mecanismos de inflação pulmonar e a diminuição do estresse oxidativo.

Como fator de saúde o exercício está diretamente relacionado a uma melhor qualidade de vida, com o aperfeiçoamento do condicionamento físico, coordenação neuromuscular e auto-confiança. Porém o tipo de treinamento é muito importante, podendo ajudar ou não no tratamento, sendo assim um médico deve ser consultado antes do começo da prática.

Recomenda-se para pessoas com casos de asma moderada e grave a prática aeróbica, em intensidade baixa a moderada feita pelo menos duas vezes por semana. Os esportes mais recomendados são: Ciclismo, corrida e natação. O prazer durante a prática é um fator importante, pois o paciente deve adaptar-se a ele e estar confortável. No caso na natação mesmo sendo um esporte que ajude no trato respiratória ela pode chegar a piorar o quadro, por conta dos químicos usados na manutenção da piscina, portanto nos casos de asma alérgica o médico deve ter consciência sobre a prática.

 

Fonte: Minha vida

Leia também: Corra da rinite, asma e bronquite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *