Prescrita, medicamentos, alergia, rinite, primavera

Alergia e primavera – Como aliviar os sintomas

Prescrita, medicamentos, alergia, rinite, primavera

Com a chegada da primavera os alérgicos começam a ter a sua vida mais complicada. Essa época é marcada pela reprodução das flores, polinização. Pequenas partículas de polem ficam no ar, o que pode dificultar a respiração.

Com o contato do polem nas mucosas o processo alérgico se inicia. Nariz coça, espirros, garganta e olhos irritação são alguns dos sintomas que os alérgicos tê durante este período. A higienização da casa, roupas e ambiente de trabalho é fundamental para aliviar os sintomas, segue algumas dicas:

  • Usar sabão neutro nas lavagens de roupas e lençóis;
  • Manter o quarto arejado e limpo;
  • Guarde brinquedos de pelúcia;
  • Tire os tapetes e carpetes da sua casa;

O ambiente

Não é só a limpeza da casa e ambiente que é importante, alguns fatores podem ajudar a amenizar a alergia durante o ano todo! Pisos de porcelanato e cerâmica são os mais recomendados, pois permitem a limpeza constante com pano úmido. A utilização de vassoura não é recomendada, ela pode espalhar o pó, aspiradores são mais recomendados, os de filtro de hepa são apontados como melhores nestes casos.

O uso de produtos químicos pode piorar o caso, por isso é aconselhado a limpeza da casa com água e sabão neutro, evitando detergentes e limpadores com cheiro forte. Purificadores de ar com cheiro ameno têm a capacidade de absorver a umidade e aspirar partículas em suspensão.

Para quem gosta de cortinas e tapetes e não quer abrir mão por conta da alergia, dê preferência às persianas verticais impermeáveis, são fáceis de limpar e evitam o acúmulo de poeira. Em outros casos pode contratar uma empresa especializada na impermeabilização de tapetes e cortinas, fazendo com que estes itens deixem de ser propícios para o acúmulo de poeira e ácaros.

Alguns banheiros costumam ter manchas escuras, elas desencadeiam a crise respiratória porque os fungos servem de alimento para ácaros. Controlar vazamentos de água é uma boa medida preventiva, se já houver manchas no banheiro ou na casa é aconselhado o uso de antifúngicas, como produtos à base de ácido fênico.

Roupas e cama

Armários, closets e gavetas que não recebem luz são ambientes propícios para a aglomeração de ácaros, e no caso de armários altos à pó. Antes de usar roupas é preciso lavá-las e deixá-las no sol. Limpar os armários com vinagre branco e deixá-los secar naturalmente ajuda a higienizar o local, ajudando a arejar o local.

A cama necessita de um cuidado especial, dê preferência à colchões e travesseiros de espuma, limpar o estrado a cada duas semanas evita o aumento de ácaros no local. Quanto aos cobertores e lençóis os de algodão são os mais recomendados, a lã pode aumentar as chances de crises alérgicas, devem ser lavados no mínimo duas vezes por mês, lavado com sabão neutro e seco no sol ou ar quente.

Fonte: Saúde requer cuidados com a chegada da primavera

Leia também: Doenças típicas da primavera.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *