Tipos de Esclerose Múltipla

Esclerose Múltipla Recidivante Remitente (EMRR)

(Esclerose Múltipla Surto/Remissão) é a forma mais comum de EM, em que os indivíduos apresentam surtos e voltam ao seu estado normal. Estes surtos são episódios agudos de manifestações sintomáticas por um período superior a 24 horas. Durante o surto os sintomas desenvolvem-se nos primeiros dias, permanecem constante durante 3 a 4 semanas e acabam por cessar ao fim de um mês. Nesta fase poderá haver uma recuperação parcial ou total dos sintomas experimentados, considerando-se 2 surtos distintos num curto espaço de tempo, quando existe um intervalo de 30 dias entre ambos.

Sendo esta uma doença progressiva pode ocorrer que que passados 10 a 15 anos este tipo de EM poderão evoluir para Esclerose Múltipla Secundária Progressiva.

 

Esclerose Múltipla Secundária Progressiva (EMSP)

Desenvolve-se por um período de 10 a 15 anos. Poderão apresentar surtos, contudo a recuperação dos sintomas apresentados não é total podendo passar por um acréscimo progressivo e constante da sintomatologia e da incapacidade.

 

Esclerose Múltipla Primária Progressiva (EMPP)

É um tipo de EM progressiva que surge em idade mais avançada (40 anos ou mais), sem períodos de surtos, onde os sintomas agravam-se de forma constante desde o início do diagnóstico. A incapacidade aumenta gradualmente até uma dada altura e poderá ou não agravar-se por meses e/ou anos.

Fonte: Anem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *