Qual a quantidade de sol ideal?

Qual a quantidade de Sol ideal?

sol, mulher, câncer de pele, verão

 

A quantidade de sol ideal todos os dias pode ajudar a combater diversas doenças na pele. Aproximadamente 60% dos brasileiros sofrem de deficiência de vitamina D, estimativa dada pela Dasa, empresa proprietária de 25 laboratórios de análise no país.

Inclusive essa ocorrência de deficiência em países tropicais aparenta estar aumentando, conforme dito no congresso de analises clinicas do mundo pela AACC (Associação Americana para Analises Clinicas).

Para a produção de vitamina D é essencial tomar sol, nosso corpo não produz essa vitamina sozinho e os alimentos que possuem ela tem uma quantidade baixa. Esse micronutriente ajuda no funcionamento de vários tecidos no organismo, como músculos e até os ossos.

A exposição ao sol merece cuidado, o horário, os filtros usados com proteção e a quantidade fazem toda a diferença. Os especialistas recomendam 10 minutos de exposição nos braços e rosto, dando preferência ao horário da manhã e fim da tarde. Porém o tom da pele parece influenciar na quantidade de sol a ser tomada, pessoas de pele clara tem maior facilidade para formar a vitamina D, mas para quem tem a pele escura recomenda-se 40 minutos a 1 hora de sol, no horário da manhã e fim da tarde.

Durante esse processo de tomar sol para a produção da vitamina D, é importante não uso de filtros solares ou estar dentro de locais fechados, envidraçados. Os dermatologistas explicam que o momento que se toma sol na pele sem proteção é o mais prejudicial, por isso alertam que quem tem antecedentes com câncer de pele, ou muitas pintas e pele sensível, tomem cuidado e usem o bom senso no momento de tomar sol para sintetizar a vitamina D e proteger a pele durante o restante do dia.

Na falta desta substância pode ocorrer o enfraquecimento dos ossos e músculos, osteomalacia e osteoporose, além de diminuição no cálcio e fosforo no sangue.

Fonte: Tempo ideal de exposição ao sol

Leia também: Olho seco é mais comum no verão

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp

Deixe o seu comentário:

Fique por dentro de
novidades no nosso blog!

Cadastra-se nas nossas newletters e receba diretamente
em seu e-mail os novos artigos sobre saúde e bem estar do blog Prescrita.

Não enviamos spam.