Principais causas da infertilidade

Acredita-se que 15% dos casais tenham dificuldade para engravidar, o que só mostra como esse é um problema bem mais comum do que se possa imaginar. Se você vem mantendo relações sexuais sem nenhum método anticoncepcional há mais de 12 meses e a gravidez ainda não veio (ou por 6 meses, se você ou seu parceiro têm mais de 35 anos), vale investigar se há algum tipo de disfunção. 

O primeiro passo é conversar com um médico para avaliar seu estado geral de saúde, e dependendo dos resultados consultar um especialista em fertilidade. Saiba que muitos problemas de fertilidade podem ser diagnosticados e tratados, com bons resultados. 

Veja abaixo as causas mais comuns de dificuldade de gravidez, com informações sobre alguns dos tratamentos. As taxas de sucesso variam bastante, caso a caso. Sempre que for se submeter a um tratamento, pergunte ao especialista quais são as chances de gravidez no seu caso.

 

Problemas de fertilidade na mulher

Fatores femininos são responsáveis por cerca de um terço dos problemas de fertilidade.
 

Endometriose

Definição
endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina. Ela ocorre quando o tecido do endométrio (camada interna do útero que "descama" mensalmente, a cada menstruação) cresce fora do útero.

Possíveis sintomas
Algumas mulheres não têm nenhum sintoma, mas em geral os sinais são menstruação com muita cólica, irregular ou com forte sangramento; dor pélvica e nas relações sexuais. 

Possíveis soluções
Cirurgia exploratória por videolaparoscopia para retirar tecidos anormais ou aderências e desobstruir as tubas uterinas; uso de medicamentos (com ou sem inseminação artificial) e fertilização in vitro (FIV). Quanto mais nova a mulher, maiores são as chances de sucesso no tratamento. 
 

Problemas de ovulação

Definição
Problemas de ovulação são muito comuns em mulheres com dificuldade de engravidar. Eles acontecem quando o óvulo não chega a amadurecer, ou então quando os ovários não conseguem mais liberar um óvulo maduro todo mês (também chamado de falência ovariana prematura ou menopausa precoce). 

Possíveis sintomas
Menstruação irregular ou ausente e sangramento leve ou forte demais, além de falta de sintomas hormonais como os da TPM, inchaço, cólica etc.

Possíveis soluções
Tomar medidas para levar o peso à faixa normal (se a mulher estiver abaixo ou acima do peso ideal), tomar medicamentos para melhorar a ovulação, sempre sob orientação médica, inseminação artificial e, quando necessário, fertilização in vitro (FIV).

Os tratamentos costumam ter bons resultados e, quanto mais nova a mulher, maiores são as chances de gravidez. No caso de falha no tratamento, há a possibilidade de fazer fertilização in vitro com óvulo doado.
 

Óvulo de baixa qualidade

Definição
Óvulos danificados ou com anomalias cromossômicas, que não conseguem manter uma gestação. A idade costuma estar ligada ao problema, já que a qualidade dos óvulos 
cai significativamente a partir dos 35 anos.

Possíveis sintomas

Nenhum. Em alguns casos pode haver aborto de repetição.

Possíveis soluções
Medicamentos, 
fertilização in vitro (FIV) usando os próprios óvulos ou fertilização in vitro com uso de óvulo ou embrião doado. Quando são usados os próprios óvulos da mulher, existe a possibilidade de fazer um diagnóstico pré-implantacional (PGD) ou estudo do cariótipo para avaliar quais embriões não possuem alterações genéticas, mas isso encarece bastante o procedimento e pode afetar as chances de sobrevivência do embrião. 
 

Síndrome dos ovários policísticos

Definição
Na 
síndrome dos ovários policísticos (SOP), há um desequilíbrio hormonal: os ovários contêm inúmeros pequenos cistos e a ovulação não ocorre regularmente.

Possíveis sintomas
Menstruação irregular, excesso de pêlos, acne e ganho de peso. O diagnóstico é feito por exames de imagem como o ultrassom e por exames hormonais.

Possíveis soluções
Mudanças no estilo de vida para regularizar o peso (alimentação e exercícios), uso de medicamentos como a metformina para combater a resistência à insulina, remédios para estimular a ovulação, sempre com orientação médica, e fertilização in vitro (FIV). Em alguns casos há a alternativa de tratamento cirúrgico, por videolaparoscopia ("drilling" ou cauterização dos cistos).

Uma perda de peso de 5% a 10% do total do corpo costuma ser suficiente para que muitas mulheres voltem a ovular regularmente. 

Mulheres que têm SOP e tomam medicação para a ovulação ou fazem tratamento de reprodução assistida têm um risco maior de síndrome do hiperestímulo
 

Problemas nas tubas uterinas

Definição
Trompas de Falópio (ou tubas uterinas) bloqueadas ou danificadas impedem que os espermatozoides cheguem ao óvulo, ou que o óvulo fertilizado chegue ao útero. As causas mais comuns são doença inflamatória pélvica, doenças sexualmente transmissíveis, como 
clamídia, aderências e laqueadura anterior.

Possíveis sintomas
Nenhum.

Possíveis soluções
Cirurgia laparoscópica para abrir as trompas, se possível (quando a área obstruída é pequena); se a operação não der certo, a fertilização in vitro (FIV) é uma opção. A remoção das tubas danificadas pode aumentar as taxas de sucesso da FIV nesses casos.

 

Problemas de fertilidade no homem

Os fatores masculinos são responsáveis por cerca de 30 por cento dos problemas de fertilidade.
 

Varicocele

Definição
Varicoceles são veias aumentadas nos testículos, um tipo de varizes. A teoria dos especialistas é que a 
varicocele eleve a temperatura dos testículos, o que afeta a produção de espermatozoides. 

Possíveis sintomas
A maioria dos homens não tem nenhum sintoma, mas alguns podem sentir uma dor no saco escrotal depois de passar muito tempo sentado, de pé ou fazendo exercícios. A varicocele pode ser diagnosticada através de exame clínico e de ultrassom.

Possíveis soluções
A cirurgia para a varicocele é o tratamento mais eficaz. É um procedimento simples, com alta no mesmo dia. Os resultados podem ser observados no espermograma de três a seis meses após a cirurgia. Em alguns casos, técnicas de reprodução assistida podem ser necessárias, mesmo após o procedimento.
 

Problemas de ejaculação e obstrução

Uma pequena parcela dos homens tem bloqueios no ducto ejaculatório. Os chamados vasos deferentes (tubos que armazenam e transportam espermatozoides a partir dos testículos) podem estar obstruídos ou danificados por uma série de motivos, entre eles um defeito congênito, infecção, ferimento ou vasectomia anterior. Os problemas de ejaculação variam desde a total ausência de ejaculação até a chamada ejaculação retrógrada. 

Possíveis sintomas: Alguns homens têm pouca ejaculação, ou podem notar urina opaca. Em muitos casos não há nenhum sintoma. 

Possíveis soluções: Cirurgia para desobstrução ou reversão de vasectomia, ou para retirada dos espermatozoides para realização de fertilização in vitro (FIV). 
 

Problemas nos espermatozoides (mobilidade ou contagem)

Definição
Contagem baixa ou inexistente de espermatozoides (azoospermia), assim como baixa mobilidade (ou motilidade) ou formato anormal, podem causar infertilidade.

Possíveis sintomas
Nenhum. O diagnóstico é feito através do espermograma, um exame bem simples.

Possíveis soluções
Medicamentos podem aumentar a produção de espermatozoides; outras opções são inseminação artificial com espermatozoides de um doador ou FIV com injeção dos espermatozóides diretamente no óvulo (ICSI).
 

Anticorpos que combatem os espermatozoides

Definição
O organismo masculino pode desenvolver uma reação imunológica a espermatozoides. Esse tipo de reação pode ocorrer após uma vasectomia, uma torção testicular, uma infecção ou trauma na região.

Possíveis sintomas
Nenhum.

Possíveis soluções
Corticoides costumavam ser indicados, mas isso hoje é mais raro, levando-se em conta os efeitos colaterais. A solução mais comum é a fertilização in vitro.

 

Infertilidade sem causa aparente e combinação de problemas

A infertilidade sem causa aparente (Isca) e a combinação de problemas masculinos e femininos são responsáveis por algo em torno de um terço de todos os problemas de fertilidade.
 

Infertilidade inexplicável

Definição
Termo usado por médicos quando não há razão específica de infertilidade após uma série de avaliações e exames. Especialistas especulam que pequenas alterações no processo reprodutivo possam ser as causadoras dessa infertilidade, mas ainda sem diagnóstico específico. 

Possíveis sintomas
Nenhum.

Possíveis soluções
Medicamentos e tratamentos de reprodução assistida, como (FIV). 
 

Combinação de problemas

Definição
Termo que descreve casais em que tanto o homem como a mulher têm algum problema ou quando um dos parceiros tem mais de uma dificuldade de fertilidade.

Possíveis sintomas
Os sintomas mudam, dependendo das causas.

Possíveis soluções
Uma vez que todas as causas de infertilidade tenham sido determinadas, os médicos escolhem o melhor tipo de tratamento, por isso é importante que tanto o homem quanto a mulher sejam submetidos aos exames da investigação dos problemas de fertilidade. 

Converse com outras tentantes no grupo sobre tratamentos de fertilidade

 

Fonte: Baby Center

Fique por dentro de
novidades no nosso blog!

Cadastra-se nas nossas newletters e receba diretamente
em seu e-mail os novos artigos sobre saúde e bem estar do blog Prescrita.

Não enviamos spam.