Conheça nossa loja

Contraceptivos sem hormônio – Conheça os métodos

Mulher com as mãos ao centro da barriga com uma pequena flor ao centro
 

Contraceptivos sem hormônio ,quais são? 

contraceptivos sem hormônios são opções incluem os métodos comportamentais e de barreira. Aqui estão incluídos o DIU de cobre, o diafragma e os preservativos masculino e feminino. Alguns deles são:

  • Sexo sem penetração e estimulação externa.
  • Métodos de barreira.
  • Métodos de consciência da fertilidade/planejamento familiar natural.
  • Retirada (coito interrompido)
  • DIUs de cobre (dispositivos intrauterinos)
  • Esterilização.

O DIU é confiável? 

Sim, A taxa de gravidez com os DIUs com levonorgestrel (Mirena e Kyleena) é de 0,5 por cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma de cada 200 usuárias) e a taxa de gravidez acumulada a 5 anos de uso é de menos de 2 gravidezes por cada 100 usuárias derivadas contraceptivos sem hormônios

Por quanto tempo pode ser usado? 

O DIU hormonal pode ser usado durante cinco anos consecutivos. No final deste período, o dispositivo deve ser retirado pelo médico e é possível colocar outro DIU. Após a colocação do dispositivo, é recomendado verificar se ele está corretamente inserido após quatro a 12 semanas.

Tem efeitos colaterais?

DIUs com levonorgestrel: Os efeitos colaterais mais comuns são as alterações menstruais, que em geral incluem diminuição da quantidade e do número de dias de sangramento. É frequente que as mulheres tenham longos períodos sem menstruar ou tenham pequenos sangramentos irregulares.  Essas alterações menstruais são bem toleradas pelas mulheres e não significam nenhum risco para sua saúde.

Temos por outro lado o DIU TCu 380A: O efeito colateral mais frequente é o aumento do fluxo menstrual. Algumas mulheres também têm cólicas durante a menstruação. Esses efeitos, em geral, são bem tolerados pelas mulheres. As mulheres devem saber que, se as menstruações são muito abundantes e com duração de mais de sete dias, devem consultar o/a médico/a para avaliar se esse sangramento não está provocando anemia.

Escolher qual o melhor método contraceptivo não é uma tarefa fácil e requer bastante cuidado. Se você pretende abandonar os anticoncepcionais hormonais, confira:

contraceptivos, andalan, diu, siu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *