Fique atento a certos alimentos para que não prejudiquem seu organismo!

O Xarope de Milho e de Frutose presentes nos alimentos industrializados (como refrigerantes, sucos prontos para consumo, condimentos, ketchup e mostarda, frutas em conserva, geleias, doces pastosos, bolos, pudins, pó para refrescos, entre outros) é nocivo à saúde e é considerado um dos responsáveis pelo sobrepeso em crianças, favorecendo o surgimento do diabetes, obesidade e redução da expectativa de vida”, alerta o nutrólogo e endocrinologista Dr. Ivan Cesar O. Correia de Sousa.
   Há quem pense que pessoas com diabetes devem restringir apenas o açúcar de sua dieta. Porém, esse é um grande engano, já que existem outros alimentos que prejudicam o controle da glicemia no sangue, caso dos alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, aqueles que são digeridos rapidamente, elevando o nível de glicose sanguínea com a mesma velocidade.
   Os alimentos feitos com farinha branca como pães e macarrão devem ser evitados pelas pessoas com diabetes, já que possuem alto índice glicêmico. As melhores opções para quem tem ou não a doença são as versões integrais, mesmo assim não devem ser consumidas em demasia, tendo em vista que não estão livres dos carboidratos.
   Cuidado com o consumo de refrigerantes na versão diet pelo fato de serem ricos em sódio. O excesso de sódio presente no sal e em alimentos embutidos trazem como consequência a hipertensão arterial em razão da retenção hídrica que proporciona.
    “Vale lembrar que todos os produtos são fontes de gordura, principalmente saturada, responsável pelo aumento de colesterol no organismo; eles têm o dobro de gordura das carnes in natura e o seu excesso interfere na produção normal de insulina, causando a chamada resistência à insulina, que tem como consequência o aumento de peso”, alerta Deise.
   Em resumo, o consumo do açúcar em pequenas quantidades e de poucas frutas in natura diariamente não está relacionado a doenças, ao contrário. No entanto, seu uso abusivo em suco de frutas e alimentos que contenham em sua composição o xarope de milho com alta concentração de frutose está diretamente associado ao aumento da incidência da síndrome metabólica e de suas principais consequências, a doença cardiovascular, o diabetes e a obesidade.

Fonte: Portal De Bem Com a Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *