Exercício Físico x Câncer de Mama

   Estudo randomizado HOPE demonstra que atividade física leva a importante melhora da artralgia induzida por inibidor de aromatas. Até 50% das pacientes com indicação do uso de inibidor de aromatase (IA) não aderem corretamente ao tratamento e a taxa de interrupção de uso de IA no primeiro ano de tratamento gira em torno de 20%. Nesse sentindo, a artralgia é a razão mais comum para a baixa adesão e descontinuidade de IA e existem poucos dados em relação ao tratamento eficaz. A interrupção precoce e a não aderência são preditores independentes de mortalidade.

   O estudo randomizado HOPE avaliou 121 pacientes fisicamente inativas (menos de 90 minutos semanais de exercícios físicos) com câncer de mama receptor hormonal positivo, estádios I a III, em uso de IA há pelo menos 6 meses e surgimento de artralgia após o início do IA, grau maior ou igual a 3 de 10 para pior dor articular pelo Brief Pain Inventory (BPI), ou artralgia preexistente agravada pelo IA.As participantes foram aleatoriamente designadas para exercícios aeróbicos e de força, supervisionados, por 150 minutos semanais (grupo versus cuidados usuais de artralgia – controle). Artralgia foi avaliada por três diferentes ferramentas:

  • BPI,
  • Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis (WOMAC) e Disabilities of the Arm,
  • Shoulder and Hand (DASH) ao início do tratamento, em 3, 6, 9 e 12 meses.

    Os resultados encontrados foram em 12 meses, as mulheres aleatoriamente designadas para exercícios (n=61) participaram de 70% (desvio padrão de ± 28%) das sessões de treinamento de resistência e aumentaram suas atividades físicas para ao menos 159 (desvio padrão de ± 136) minutos por semana.
    Escores de pior dor articular diminuíram 1,6 pontos (29%) em 12 meses no grupo da atividade física versus aumento de 0,2 pontos (3%) entre aquelas recebendo os cuidados habituais (n=60; p<0,001).
    Como esperado, pacientes do grupo do exercício físico também experimentaram importante aumento na aptidão cardiorrespiratória, força superior e inferior do corpo e perdas de peso corporal.
    O estudo HOPE demonstra que atividade física é eficaz no alívio da artralgia induzida por inibidores de aromatase.

Referência:
Irwin ML, Cartmel B, Gross CP, et al. Randomized exercise trial of aromatase inhibitor-induced arthralgia in breast cancer survivors. J Clin Oncol 33:1104-11, 2015.Aline da Rocha Lino Ex-residente Chefe de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.Antonio Carlos Buzaid Chefe Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Fonte: Manual de Oncologia Clínica no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *