alimentação sudável, dieta e saúde, prescrita, frutas, legumes

Dieta e saúde | Boa alimentação

alimentação sudável, dieta e saúde, prescrita, frutas, legumes

Dieta e saúde estão relacionadas sendo motivo de vários estudos. Enfermidades que dependem destes fatores representam a possibilidade de escolhermos manter a nossa saúde em dia, prevenindo estresse metabólico e psicológico. Porém, não há garantia de proteção de fatores hereditários.

A boa saúde sempre esteve relacionada a nutrição, mas com a demanda de rapidez é mais comum colocarmos o nosso gosto acima da nossa real necessidade, optando então por alimentos mais rápidos e menos saudáveis.

Após o século XIX o aumento do câncer foi exponencial, tendo como motivo o stress, urbanização, dieta não balanceada e estilo de vida exaustivo. A incorporação de hábitos alimentares e culturais pode predispor à doença ou ajudar na sua prevenção.

Condições alimentares são responsáveis por cerca de 35% dos diversos tipos de cânceres, chegando ser possível identificar através de estudos epidemiológicos, associação da alimentação com a prevalência do câncer. Fatores físicos como obesidade, falta de exercício físico, exposição à vírus podem agravar o caso.

O World Cancer Reserch Fund comunica que uma dieta saudável associada a atividade física, junto com o controle do peso e não uso de tabaco e álcool excessivo, pode reduzir cerca de 60% a 70% incidência de câncer.

Sendo assim eliminar ou diminuir o uso de alimentos ultraprocessados trocando por frutas, leguminosas, grãos e verduras pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos. Ou seja, de 100 casos 22 poderiam ser prevenidos, no cenário dos tipos de câncer mais comuns.

 

Fonte: O papel da dieta na saúde

Leia também: Água é vida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *