idosos, crianças, velhice, prescrita, brincar

Dicas de como envelhecer com saúde

 

idosos, crianças, velhice, prescrita, brincar
Grandparents Running Along Beach With Grandchildren On Summer Vacation

Nunca é tarde para priorizar a saúde! Envelhecer bem é a soma de um cuidado de toda a vida.

 

Com o acesso a internet o estilo de vida da terceira idade vem sofrendo mudanças, hoje com um percentual de 12,7% dos idosos que estão conectados. Proporcionando um maior cuidado com alimentação e exercício físico, devido as suas necessidades. A visão sobre o que é envelhecer está mudando.

Confira abaixo alguns pilares que auxiliam a manter a saúde do corpo e mente em dia:

1º – Monitorar a saúde

Fazer exames de rotina ajuda a desmistificar o envelhecimento, a entender os processos do corpo e assim se preparar para atender as demandas do dia a dia. Essa medida ajuda a prevenir, reverter e combater doenças.

2º  Dieta Saudável

A alimentação é um dos pilares mais importantes para manter a saúde e a imunidade alta, comer alimentos ricos em fibras, como frutas, ajuda no bom funcionamento do intestino junto com legumes e verduras.

Com a perda de massa muscular é bom que o idoso tenha uma dieta com proteínas, essas irão ajudar na manutenção da musculatura e reforçar o sistema imunológico.

3º Atividades Físicas

Praticar exercícios físicos elimina a indisposição, combate a obesidade,doenças cardíacas e mantém os níveis adequados de colesterol, além de fortalece a musculatura e diminui as chances de ter osteoporose.

4º Socialização

A depressão é muito comum nessa fase da vida, por conta de sentimentos de solidão e incapacidade, abolindo projetos futuros e causando o isolando do convívio social.

Manter contato com familiares, amigos e fazer novas amizades fazem com que essa fase se torne mais proveitosa. Jogos de raciocínio, como palavras cruzadas, cartas, xadrez e etc, ajudam a estimular a memoria com o aumento de atividade intelectual.

5º Dormir bem

Uma boa noite de sono ajuda o organismo em todas as idades a manter o equilíbrio, muitos processos metabólicos ocorrem durante esse momento. O ideal para o público acima de 65 anos é de 7-8 horas de sono profundo, ajudando a acordar com mais disposição, estar mais concentrado durante o dia. Além disso a diabetes, pressão alta e doenças infecciosas ocorrem com mais frequência em quem não dorme bem.

Leia também: Saiba distinguir as mudanças da velhice com sintomas da depressão

Fonte: www.hospitalviladaserra.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *