Dez dicas para se prevenir do câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer

INCA – Instituto Nacional do Câncer, é uma das principais referências em pesquisa, tratamento e coordenação de ações relacionadas à prevenção e controle do câncer no Brasil.

As dicas abaixo servem para vários tipos de câncer, e ajudam a ter uma vida mais saudável e balanceada:

Pare de fumar

Assim, você evita a inalação de mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas.


Procure ter uma alimentação mais saudável. 

Trocar alimentos ultra-processados, gordurosos e enlatados por frutas, legumes, verduras e cereais diminui em pelo menos 40% as chances de desenvolvimento de algum tipo de câncer. Inclua também gorduras de origem vegetal, como azeite extra virgem ou óleo de girassol na dieta.


Limite a quantidade de bebidas alcoólicas. 

Uma taça de vinho ou um copo de cerveja por dia estão dentro dos limites recomendados.


Mantenha o peso ideal.

Estar acima do peso contribui para o desenvolvimento de vários tipos de câncer.  A boa alimentação e o exercício físico podem te ajudar com isso.


Exercite-se! 

Atividades físicas moderadas, como trocar o elevador pelas escadas ou levar o cachorro para passear, se feitos pelo menos por 30 minutos todos os dias, ajudam a movimentar o corpo e mantê-lo ativo.


Mulheres tem cuidados extras. 

Se você tem 40 anos ou mais inclua o exame clínico das mamas em sua rotina anual. Se você tem mais de 50 anos coloque também a mamografia em sua lista. Se alguma mulher em sua família já teve câncer de mama antes dos 50 os exames precisam começar mais cedo, aos 35 anos.


Faça exames preventivos. 

Mulheres entre 25 e 64 anos precisam incluir exames ginecológicos em sua rotina, para prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero.


Cuidados extras acima dos 50 anos. 

Procure fazer um exame de sangue oculto nas fezes pelo menos a cada dois anos. Isso ajuda a detectar problemas no sistema digestivo.


Cuidado com o sol! 

Evite a exposição prolongada entre 10h e 16h e aproveite todos os recursos de proteção, como chapéu, roupas compridas e protetor solar. Isso ajuda a reduzir os riscos de câncer de pele.


Cuide do seu sorriso! 

Mantenha uma escovação adequada, incluindo a língua, e consulte seu dentista regularmente.


Fonte: Instituto Nacional do Câncer

Fique por dentro de
novidades no nosso blog!

Cadastra-se nas nossas newletters e receba diretamente
em seu e-mail os novos artigos sobre saúde e bem estar do blog Prescrita.

Não enviamos spam.