3 Curiosidades cobre o hormônio GH

crescimento, GH, endocrinologia, pediatria

O GH (do inglês Human Growth Hormone), também conhecido como somatropina é um hormônio de crescimento e está presente em todas as pessoas. É uma proteína altamente anabólica, fundamental para o ganho de massa muscular, sintetizada pela hipófise. É essencial para uma série de processos metabólicos e o crescimento de diversos tecidos – entre eles, o muscular.

Porém o excesso ou a escassez desse hormônio pode trazer problemas de saúde e crescimento. Separamos 3 curiosidades sobre ele:

1 – Nanismo e distúrbio de crescimento

Distúrbio de crescimento e nanismo não é a mesma coisa! Ao contrário do nanismo – cujas causas são genéticas e os sintomas aparecem já no nascimento ou nos primeiros dias de vida -, o distúrbio de crescimento infantil pode ter uma série de causas, como deficiências nutricionais, doenças crônicas ou distúrbios hormonais que a criança adquire no decorrer de seu desenvolvimento.

2 – Causas

Nem sempre ocorre por causas hormonais, também podem estar relacionados a problemas crônicos que atinjam qualquer órgão ou sistema do corpo. Os mais comuns são:

  • Desnutrição;
  • Verminose;
  • Anemia;
  • Infecções urinárias repetidas;
  • Distúrbios de absorção intestinal.
3 – Gigantismo e acromegalia

O gigantismo ou acromegalia, são causados pelo excesso da produção de GH trás diversos problemas a saúde e psicológico, tais como: exclusão social, espessamento da pele, alterações respiratórias e cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Sem o devido tratamento as taxas de mortalidade são altas.

Fonte: www.pfizer.com.br/

 

Prescrita Medicamentos - Todos os Direitos Reservados.