câncer no estômago, estômago, dores, gastrenterologista, prescrita

Câncer de estômago | Prevenção e diagnóstico.

câncer de estômago, estômago, dores, gastrenterologista, prescritaCom maior incidência em pessoas entre 50 e 70 anos de idade, o câncer de estômago atinge 1,5 vezes mais os homens que as mulheres. Mesmo que esteja ocorrendo com menor frequência ele ainda é o terceiro com mais casos no país.

Nas fases iniciais não há sintomas, quando existem podem ser confundidos com gastrites e indisposição digestiva. O crescimento do câncer pode durar de dois a três anos nesta fase silenciosa, por isso em países com altas taxas desse tipo de câncer há programas de prevenção precoce, com exames como a endoscopia.

Após a fase silenciosa o crescimento da doença se torna rápido, podendo formas úlceras na mucosa e penetrar em camadas mais profundas do estômago atingindo os linfonodos, responsáveis pela drenagem linfática. Sem o tratamento devido ele pode invadir outros órgãos próximos como o esôfago, duodeno, pâncreas e baço. Quando disseminada ela pode atingir até os pulmões, ovários, fígado e etc.

  • Azia constante;
  • Dor no estômago;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Sensação do estômago cheio, após as refeições;
  • Perda de apetite;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Vômito com sangue ou sangue nas fezes;

Caso sinta os sintomas abaixo é aconselhável buscar um gastroenterologista, mesmo que estes sintomas sejam comuns em outras doenças, na sua persistência é melhor procurar o profissional correto que poderá te direcionar à exames mais precisos, como ressonância magnética ou endoscopia.

TIPOS DE CÂNCER DE ESTÔMAGO

Adenocarcinoma

Constitui mais de 90% dos tumores de estômago. Vale ressaltar que, quando se diz que alguém tem câncer de estômago, subentende-se que se trate de adenocarcinoma.

Tipos mais raros

Os demais 5% a 10% incluem os tumores neuroendócrinos, os tumores estromais do trato digestivo, também chamados de GIST (sigla do inglês), e os linfomas.

O tratamento vai variar de acordo com o tipo de câncer, sendo que em alguns casos uma cirurgia para remoção da parte do estômago pode ser realizada.

PREVENÇÃO

Manter uma alimentação saudável, rica em vegetais, frutas e legumes é essencial! O consumo exagerado de álcool e fumar pode favorecer o aparecimento do tumor, alimentos em conserva também devem ser evitados.

 

 

Fonte: Câncer de estômago, o que é?

Leia também: Dez dicas para se prevenir do câncer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *