Doses devem ser tomadas até os 10 anos
Uma das formas mais eficazes de prevenir doenças nas crianças é optar pela vacinação. Os pais devem ficar atentos as doses indicadas para cada idade. Abaixo, veja a tabela com a lista de todas as vacinas indicadas pelo Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas, consulte um pediatra.
1) A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.
(2) O esquema de vacinação atual é feito aos dois, quatro e seis meses de idade com a vacina tetravalente e dois reforços com a tríplice bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre quatro e seis anos.
(3) É possível administar a primeira dose da vacina oral de rotavírus humano a partir de um mês e 15 dias a três meses e sete dias de idade (seis a 14 semanas de vida).
(4) É possível administrar a segunda dose da vacina oral de rotavírus humano a partir de três meses e sete dias a cinco meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida). O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose é de quatro semanas.
(5)A vacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir dos nove meses de idade, que residam ou que irão viajar para área endêmica (Estados: AP, TO, MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos Estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos Estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinar contra febre amarela dez dias antes da viagem.
Fonte: R7 Notícias