Há indícios de que é cada vez mais comum a puberdade vir antes da idade considerada adequada. Nas meninas ela deveria ocorrer entre 8-13 anos e meninos 9-14 anos sendo considerada tardia quando passa dos 13 anos.
O primeiro sinal de puberdade nas meninas é o surgimento do broto mamário, e nos meninos o aumento dos testículos. É nessa fase que surgem os pelos pubianos e axilares, odor nas axilas e aumento da oleosidade na pele promovendo o surgimento da acne.
Como surge a puberdade precoce?
A puberdade precoce pode ocorrer com o aumento antecipado dos hormônios sexuais, seja por conta do uso de medicamentos com esta substância, ou pelo aumento natural da produção deles. Outra causa provável pode estar relacionada a fatores genéticos, psicológicos e socioeconômicos. Em famílias em que a mãe menstrua com menor idade é comum que a menina também siga este padrão.
Algumas décadas atrás a primeira menstruação das meninas era próxima dos 17 anos, hoje é entre 10-12 anos. Alguns estudos relacionam a exposição aos agrotóxicos e plástico como fatores desreguladores do sistema endócrino, estes por sua vez possuem substancias capazes de alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal. Um dos agentes responsáveis por esta desregulação é o bisfenol A, que está presente em diversos plásticos. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a presença desta substância em 2011 nas mamadeiras, por conta do risco que representa para as crianças. Porém ainda está presente em latas de refrigerante e outras embalagens.
Quando nenhuma causa aparente é identificada, diz-se que a puberdade precoce é idiopática, com a liberação de hormônios LH e FSH pela hipófise.
- Por sua vez estimulam as gônadas, levando a produção de estrógeno e testosterona.
Como reconhecer a puberdade precoce?
O surgimento de mamas e aumento dos testículos antes da hora – 8 anos – associado ao aparecimento de odor nas axilas, oleosidade da pele, acne, cravos e pelos pubianos pode ser considerado como puberdade precoce, sendo necessária uma avaliação criteriosa por parte do médico.
Em alguns casos as mamas começam a surgir antes dos 8 anos, sendo uma variação da normalidade. Isso porque nos primeiros anos de vida pode haver um estímulo hormonal capaz de aumentar as mamas, com regressão posterior. Caso não seja relacionado a doença.
Diversos exames podem ser solicitados para detectar a causa, entre eles:
- Radiografia de punho e mão
- Dosagem hormonal no sangue
- Ressonância magnética
- Ultrassonografia pélvica e abdominal
- Exames de tireoide
Consequências e tratamento.
As consequências podem variar entre transtornos psicológicos e de comportamento, baixa estatura para um adulto, risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer – Por conta da exposição ao hormônio estrógeno.
O tratamento se adapta à causa. No caso da puberdade precoce central, consiste em injeções mensais ou trimestrais de hormônio, que fazem os sintomas regredirem. Outras vezes é necessário cirurgia para remover a causa do problema, e outras nenhum tratamento é necessário, sendo necessária um acompanhamento médico.
Faça consultas regulares ao médico e acompanhe o crescimento das crianças.
Fonte: Puberdade Precoce
Leia também: Crescimento e GH
Acesse nossa loja virtual
www.prescritamedicamentos.com.br
A Prescrita Medicamentos é uma empresa do Grupo Elfa e é um elo fundamental no tratamento de fertilidade, oncologia e de patologias de alta complexidade que requeiram uso contínuo. Disponibilizamos o serviço de Delivery e assistência farmacêutica visando à melhor qualidade de vida para nossos clientes, garantindo o sucesso no tratamento.