Para cada transtorno que possa ocorrer na nossa saúde existe um profissional capacitado para ajudar. O psiquiatra cuida das enfermidades da mente, das doenças do cérebro que acometem funções psíquicas. Alterações de humor, libido, memória, senso de orientação, percepção e vontade, depressão, insônia, ansiedade, pânico, e ainda muito mais!
Ele tem formação em medicina e especialização na área psiquiátrica, somente com ele os tratamentos podem ser feitos com medicamento. O encaminhamento pode ser feito por um psicólogo ou psicanalista.
Note que este especialista trata de muito mais do que o conceito popular acredita, que seriam casos de psicose. Se o seu médico o aconselhou a ir ao psiquiatra ele não quer dizer que seu quadro piorou ou que está ficando louco, apenas que existe algo em sua mente que precisa ser averiguado para um melhor processo de cura.
Pode ainda se especializar em psiquiatria infanto-juvenil, forense, psicogeriatria, psicoterapia e interconsulta em hospitais. Mas afinal, quando devo procurar um psiquiatra?
Mudanças de humor frequentes
Ficar triste com coisas pequenas do dia a dia é normal. É importante procurar um psiquiatra se você percebe que as suas reações a esses eventos são desproporcionais e tem dificuldade para controlar suas emoções. Frustrar-se com facilidade e ser intolerante pode impedir um convívio harmonioso com quem está próximo.
Dificuldade para dormir e alterações no apetite
Crises de insônia frequentes, que prejudicam o desempenho das suas atividades diárias não são normal, alguns transtornos como síndrome do pânico e ansiedade então ligados aos distúrbios do sono e precisam ser investigados.
Compulsão alimentar e perda de apetite também podem ser sinais importantes.
Vícios
No momento em que percebe que alguns vícios estão atrapalhando a sua vida e não consegue se livrar deles é hora de procurar um especialista! Fumar, beber, roer unha e outros.
Geralmente estes vícios são válvulas de escape para outros problemas maiores, que podem ser superados com o devido tratamento e acompanhamento. (Confira nosso artigo sobre diminuir ansiedade e estresse).
Leia também: Relação do cansaço excessivo com doenças graves
Fonte: http://www.hospitalsantamonica.com.br/afinal-quando-procurar-um-psiquiatra/
Não esqueça de seguir as nossas redes sociais!
Instagram: @prescrita_medicamentos
Facebook: Prescrita Medicamento