Pressão alta afeta não só o coração, mas também o cérebro, rins e olhos

pressão alta, sal, tratamento, prescrita, velhice, idoso, saúde

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão arterial, incluindo crianças e adolescentes. A doença acontece quando os vasos sanguíneos se contraem mais do que o necessário, dificultando a passagem do sangue. Além de fazer mal para o coração, a pressão alta pode afetar os vasos do corpo todo, inclusive do cérebro, rins e olhos, como explicaram o cardiologista Roberto Kalil e o nefrologista Décio Mion no Bem Estar.

Segundo os especialistas, a pressão alta pode bloquear e entupir as artérias do coração, levando à angina ou infarto; no cérebro, pode ocorrer o mesmo bloqueio, causando um AVC.

Já nos rins, o entupimento das artérias provoca falhas na filtragem do sangue, podendo causar insuficiência renal; por fim, nos olhos, o aumento da pressão pode estreitar os vasos oculares, causando até mesmo a cegueira.

Na maior parte das vezes, a hipertensão não dá sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico. Por definição médica, é considerada hipertensão a pressão em 14 por 9 ou acima disso e, nesse caso, talvez seja necessário utilizar medicamentos, que promovam a dilatação dos vasos. Outras medidas como atividade física, dieta saudável e redução de sal na alimentação também podem ajudar.

 

Estresse

Em situações de estresse ou tensão, a pressão pode também subir já que o corpo fica em estado de alerta. Com isso, os batimentos cardíacos aumentam, o coração bombeia mais sangue para os músculos, o que acaba fazendo uma pressão maior nas paredes das artérias.

Para mostrar essa reação, há um teste feito no Instituto do Coração, em São Paulo, que mostra a pressão dos pacientes antes e depois de situações como essas 

Confira matéria completa em: Bem Estar

Fonte: Bem Estar Globo.com

Leia também: Pressão alta: siga 10 passos para controlar o sintoma.

Fique por dentro de
novidades no nosso blog!

Cadastra-se nas nossas newletters e receba diretamente
em seu e-mail os novos artigos sobre saúde e bem estar do blog Prescrita.

Não enviamos spam.