Contraceptivos sem hormônio ,quais são?
contraceptivos sem hormônios são opções incluem os métodos comportamentais e de barreira. Aqui estão incluídos o DIU de cobre, o diafragma e os preservativos masculino e feminino. Alguns deles são:
- Sexo sem penetração e estimulação externa.
- Métodos de barreira.
- Métodos de consciência da fertilidade/planejamento familiar natural.
- Retirada (coito interrompido)
- DIUs de cobre (dispositivos intrauterinos)
- Esterilização.
O DIU é confiável?
Sim, A taxa de gravidez com os DIUs com levonorgestrel (Mirena e Kyleena) é de 0,5 por cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma de cada 200 usuárias) e a taxa de gravidez acumulada a 5 anos de uso é de menos de 2 gravidezes por cada 100 usuárias derivadas contraceptivos sem hormônios
Por quanto tempo pode ser usado?
O DIU hormonal pode ser usado durante cinco anos consecutivos. No final deste período, o dispositivo deve ser retirado pelo médico e é possível colocar outro DIU. Após a colocação do dispositivo, é recomendado verificar se ele está corretamente inserido após quatro a 12 semanas.
Tem efeitos colaterais?
DIUs com levonorgestrel: Os efeitos colaterais mais comuns são as alterações menstruais, que em geral incluem diminuição da quantidade e do número de dias de sangramento. É frequente que as mulheres tenham longos períodos sem menstruar ou tenham pequenos sangramentos irregulares. Essas alterações menstruais são bem toleradas pelas mulheres e não significam nenhum risco para sua saúde.
Temos por outro lado o DIU TCu 380A: O efeito colateral mais frequente é o aumento do fluxo menstrual. Algumas mulheres também têm cólicas durante a menstruação. Esses efeitos, em geral, são bem tolerados pelas mulheres.
As mulheres devem saber que, se as menstruações são muito abundantes e com duração de mais de sete dias, devem consultar o/a médico/a para avaliar se esse sangramento não está provocando anemia.
Escolher qual o melhor método contraceptivo não é uma tarefa fácil e requer bastante cuidado. Se você pretende abandonar os anticoncepcionais hormonais, confira: