Câncer tem cura SIM

O câncer pode ser curado desde que seja descoberto cedo e que o tratamento comece prontamente e por isso é fundamental ir ao médico quando surgem sintomas como ferida que não cicatriza, dor que não melhora com repouso ou emagrecimento sem causa aparente. 

Alguns tipos de câncer são mais fáceis de curar do que outros e quem pode indicar quais são as chances de cura de um câncer é o médico oncologista que esteja acompanhando o caso. Alguns fatores que interferem no tratamento e na cura do câncer são o tipo, tamanho, localização e estadiamento do tumor e também a idade da pessoa e seu estado de saúde geral.

O câncer de pulmão e de pâncreas são conhecidos por serem difíceis de curar mas qualquer câncer em estado avançado e com metástases é mais difícil de curar do que um câncer que foi descoberto em sua fase inicial. 

 

Como tratar o câncer

1. Quimioterapia

A quimioterapia é um dos tratamentos mais usados contra o câncer de consiste no uso de medicamentos específicos contra o tumor. Estes podem ser tomados em forma de cápsulas ou comprimidos ou injetados diretamente numa veia do braço, próxima do pescoço ou na cabeça, por exemplo.

Normalmente a quimioterapia é feita em ciclos de tratamento e a pessoa precisa ficar internada durante alguns dias ou semanas. Estes remédios possuem fortes efeitos colaterais e podem causar desconforto como náusea, vômito, dor abdominal e queda de cabelo.

 

2. Radioterapia

A radioterapia consiste na aplicação de radiação, semelhante à usada no raio X, que é direcionada para o local onde está o tumor sendo capaz de diminuir o seu tamanho e evitar o seu aumento. Este tratamento normalmente complementa os ciclos de quimioterapia. 

 

3. Imunoterapia

A imunoterapia é um tipo de tratamento para o câncer que consiste no uso de medicamentos que fortalecem o sistema imune, fazendo com que o próprio corpo seja capaz de reconhecer as células malignas para os anticorpos possam combater. Este tratamento também é usado contra doenças que não sejam o câncer.

 

4. Cirurgia para retirada do tumor

A cirurgia também pode ser usada para o tratamento do câncer, sendo realizada para remover o tumor inteiramente ou somente uma parte dele. No entanto, isso nem sempre é possível porque depende da localização do tumor, da irrigação sanguínea que ele recebe e facilidade em chegar até este local. Quando o tumor encontra-se na pele, como acontece no melanoma por exemplo, é mais fácil retira-lo do que quando ele encontra-se no cérebro porque existe o risco de morte durante a cirurgia ou de ficarem complicações como cegueira ou paralisia. 

Alguns tipos de câncer são tratados apenas com um tipo de tratamento, porém outros precisam da associação de vários tratamentos e o tempo do tratamento é muito variável, dependo do tipo de câncer e do seu estadio. Na maioria dos casos, o tratamento do câncer é para curar a doença, mas também pode ser usado para reduzir os sintomas, trazendo maior conforto durante o maior tempo possível.

 

Tratamentos naturais contra o câncer

Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e antioxidantes é importante durante o tratamento contra o câncer porque assim o corpo tem os nutrientes necessários para combater a doença de forma mais rápida. Alguns alimentos como graviola e babosa são muito ricos em vitaminas que auxiliam no combate ao tumor mas seu consumo não exclui a necessidade do tratamento indicado pelo médico.

Fonte: Tua Saúde

Fique por dentro de
novidades no nosso blog!

Cadastra-se nas nossas newletters e receba diretamente
em seu e-mail os novos artigos sobre saúde e bem estar do blog Prescrita.

Não enviamos spam.